Bolo de chocolate com batata-doce

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Lembra que no último post eu prometi uma receita usando a calda de tâmaras como adoçante? Pois é. Só que não foi tão fácil achar. Calda de tâmaras não é uma forma muito usual de adoçar guloseimas, eu hei de convir. Resolvi buscar então uma receita que usasse adoçante natural líquido.

Encontrei uma receita daquelas que arrepiam os cabelos de puristas como o hômi: um brownie sem manteiga, sem farinha de trigo, sem açúcar. "Só faltava ser sem chocolate", ele resmungou. Quer que piore? Tem batata doce. E não é fudgy. Mas, contrariando o hômi (e, talvez, o bom senso), resolvi dar uma chance à receita porque a procedência é boa.

O resultado? Um brownie com textura cakey. Ou, como eu preferi chamar, um bolo de chocolate. Desses bem chocolatudos. Com textura úmida e fofa, doce na medida, sem nenhum sabor esquisito.

O provador oficial não curtiu por conta da textura. Brownie, pra ele, tem que oferecer alguma resistência aos dentes. Mas eu achei incrível. Tanto que (ai, vou confessar) comi sozinha, escondida dos meus filhos, só pra não ter que dividir (horrível, eu sei). Só sei que vou fazer de novo - e quem sabe eu tenha a decência de dividir com alguém. 

Brownie de cacau e batata-doce
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 1/2 xícaras de batata doce em cubos, cozida no vapor
1/2 xícara de farinha de amêndoas*
1/2 xícara de óleo de canola*
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1 ovo grande
1/2 xícara de calda de tâmaras*
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
1/2 xícara de gotas de chocolate amargo (usei um com 70% de teor de cacau)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 170°C. Forre com papel manteiga uma forma grande de bolo inglês (eu usei duas formas de alumínio descartáveis com capacidade para 500 mL, cada).

No copo do processador de alimentos, adicione a batata doce, a farinha de amêndoas, o óleo, o cacau, o ovo, a baunilha, a pitada de sal e 1/2 xícara de calda de tâmaras. Bata até obter uma mistura lisa e homogênea. Desligue o processador, abra o copo e prove a massa. Se achar que não está suficientemente doce, acrescente mais 1 ou 2 colheres (sopa) de calda de tâmaras e processe novamente. Quando ficar do seu gosto, some o bicarbonato e pulse somente até incorporá-lo à massa.

Desligue o processador. Com uma espátula de silicone, envolva as gotas de chocolate na massa. Despeje então a massa na forma preparada, alise a superfície e leve ao forno por 35-40 minutos ou até que ela passe no teste do palito para brownies (o palito sai com algumas migalhas úmidas).

Deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar. Conserve na geladeira.

Observações finais:

* Não tem processador de alimentos ou só tem um mini? Faça o seguinte: processe a batata doce até obter um purê bem lisinho. Termine o preparo na batedeira ou, se estiver se sentindo forte, com tigela e colher de pau.

* "POOORRR QUEEE ESSA LOUCURA DE CALDA DE TÂMARAS, CRIATURAAA?" Porque eu dei a receita no post anterior, e é facinho de fazer. Mas se você não tiver à mão, substitua por mel, melado, calda de agave, xarope de bordo....

* Já testei trocar a farinha de amêndoas por coco fresco triturado fininho, e o óleo de canola por óleo de coco. Fica ótimo!

* A quantidade de calda de tâmara pode ser ajustada de acordo com o seu gosto. Eu já peguei batatas-doces muito pouco doces que exigiram que eu ajustasse o sabor da massa acrescentando de 2 a 4 colheres (sopa) de calda de tâmaras.

* Você tem até o dia 24 de julho para participar da pesquisa de opinião do blog! É bem rapidinho - em menos de 5 minutos, você termina. E ainda pode concorrer a um kit com dois livros do Gordon Ramsay! *Update: pesquisa encerrada! Obrigada por sua colaboração!

Nenhum comentário:

Printfriendly